Sobre Lins

cidade de Lins

Lins é uma cidade brasileira na região oeste do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º40'43" sul e a uma longitude 49º44'33" oeste, estando a uma altitude de 437 metros e à distância de 429 quilômetros da capital do estado.

História

Lins surgiu no cruzamento de uma trilha de índios localizada nas proximidades dos Rios Tietê e Dourado e a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. As paralelas cintilantes que eram os trilhos da Estrada de Ferro chegavam por este lado trazendo os homens e suas gentes conrtando as matas com seu destino já traçado pela Marechal Rondon, rumo ao Mato Grosso.

A partir de 1906, várias famílias aqui se estabeleceram, fundando o patrimônio de Santo Antônio do Campestre. Em 16 de fevereiro de 1908, o então Presidente da República, Senhor Afonso Penna visitou a região para proceder a inauguração da 20ª seção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Junto á comitiva do Presidente, figurava o Major Manoel Joaquim de Albuquerque Lins, então Presidente da Província de São Paulo.

Naquele mesmo dia 16 de fevereiro de 1908, a estação da via férrea, km 152, recebeu o nome de "ALBUQUERQUE LINS" em homenagem ao presidente da província.

Transcorria o ano de 1913, quando aqui se estabeleceu o Cel. Joaquim de Toledo Piza e Almeida e sua esposa, Senhora Dona Maria Augusta de Souza Piza. Foi doada pelo Coronel uma gleba à Municipalidade de Bauru, anexa à estação Albuquerque Lins, para que se estabelecesse o núcleo de uma povoação, C riou-se o Distrito  de Albuquerque Lins, transferido em 1914 para o município de Pirajuí . Em 30 de dezembro de 1913, o Doutor Carlos Auguto Pereira Guimarães, Vice-Presidente do Estado em exercício, promulgou a Lei Estatual nº 1408, criando o Distrito de Paz de Albuquerque Lins, com sede no povoado da estação do mesmo nome da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, no Município de Bauru.

Tudo se passou muito rápido, era o fim da 1ª Guerra Mundial. A sua emancipação políticam se daria em 21 de abril de 1920.

Turismo

Roteiros rurais

Uma medida da prefeitura da cidade para alavancar o turismo local, foi a criação dos roteiros rurais do Campestre e do Rio Dourado, que reúne principalmente atrações gastronômicas e de lazer na zona rural da cidade.

Águas Termais

A cidade conta com um hotel resort, o Blue Tree Park pertencente a rede Blue Tree Hotels, com amplo parque aquático com águas termais.

Rio Dourado

O Rio Dourado tem alto potêncial turístico, tanto que ultimamente a administração local investe no turismo da região, são restaurantes panorâmicos, ranchos e ampla área para esportes náuticos graças a água represada pela Barragem de Promissão no Rio Tietê.

Estrutura

Terminal Rodoviário

O Terminal Rodoviário de Lins recebe cerca de 12 empresas de transportes de passageiros que ligam aos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná entre outros, suas linhas vão ao destino de São Paulo (capital), Santos, Bauru, Araçatuba, Campo Grande-MS, Três Lagoas-MS, Curitiba-PR, Londrina-PR, Maringá-PR, Florianópolis-SC, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ, Goiânia-GO, Brasília-DF, entre outras cidade do Brasil.

Aeroporto

O Aeroporto de Lins que ampla estrutura para pousos e decolagens, operou por um curto período linhas de passageiros, devido a baixa demanda a empresa responsavel desistiu da linha que ligava Lins a São Paulo, hoje a maior demanda do aeroporto é de voos particulares.

Economia

Indústria

A Cidade de Lins se destaca pela presença do Grupo Bertin. O conglomerado, atuante em vários ramos (carnes, couro, higiene e limpeza, produtos PT) emprega boa parte da força de trabalho local sendo também responsável de forma indireta por grande parte do movimento do comércio da cidade.

Recentemente foi implantada a Usina Lins, usina esta de álcool combustível, pertencente ao grupo Batatais. Sua implantação contribuiu para o acréscimo substancial do movimento da economia linense.

Em adição, existe uma parcela considerável de trabalhadores que se deslocam por cerca de 10 km até a sede da usina pertencente ao grupo Equipav, outra grande empresa do ramo sucro-alcooleiro que se situa em área pertencente aos limites do município de Promissão.

Agricultura

No que por anos foi considerada a maior bacia de leite do estado de São Paulo, a atividade agrícola é bastante diversificada, com predominância crescente do plantio de cana-de-açúcar. Nas redondezas da cidade também encontramos plantações de café, seringueiras, eucaliptos, milho, e algodão. A partir da segunda metade da presente década, seguindo a tendência dominante, ocorreu o já mencionado incremento no platio de cana-de-açúcar.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Lins.

Blog do Guia da Cidade Lins

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Lins por email
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Sabino, Guaiçara, Getulina, Cafelândia e Guaimbê

Dados Principais sobre a Cidade de Lins

Aniversário: 21 de Abril
Fundação :
1920
Gentílico:
Linense
Área:
571,442 Km²
População
75.117 hab. (2013)
IDH 0,827 - elevado
Prefeitura Lins

Brasão de Lins
Brasão de Lins

Bandeira de Lins
Bandeira de Lins

Vídeo sobre a cidade de Lins
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Lins

Mapa Lins

 

Moradores ilustres de Lins

 

   
  Sobre o EncontraLins
Fale com EncontraLins
Anuncie no EncontraLins
Cadastre sua Empresa no EncontraLins (grátis)



Termos EncontraLins | Privacidade EncontraLins


Bandeira de Lins